Notícias

O livro A Saga da Soja – de 1050 a 2015 será lançado, neste dia 12 de junho, às 15h, no estande da Embrapa, no VIIl Congresso Brasileiro de Soja, que será realizado pela Embrapa Soja, de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia. A publicação assinada pelos pesquisadores Amélio Dall´Agnol e Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, registra desde a domesticação da soja na antiga China, até tornar-se o quarto principal grão produzido no mundo.

De acordo com autores, o primeiro registro de soja no Brasil é de 1882, mesma data em que, também, foi introduzida na Argentina. O cultivo no Brasil e na Argentina ocorreu de forma restrita, entre os anos de 1940 e 1960. No entanto, entre 1960 e 2018 a produção global de soja cresceu cerca de 1.300%.

Atualmente, os EUA lideram, individualmente, a produção mundial, porém, o bloco constituído pelos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) detém mais de 50% da produção mundial desde 2010, tornando-se o grande formador de preços e modulador da oferta.

“A soja encontrou condições adequadas de expansão nos trópicos, fruto de elevada disponibilidade de área, clima favorável, topografia adequada e vultosos investimentos em desenvolvimento de tecnologia, aliados à presença de agricultores empreendedores”, avaliam os autores.

VIII Congresso Brasileiro de Soja
Data: 11 a 14 de junho
Local: Centro de Convenções de Goiânia
www.cbsoja.com.br

Assessoria de Imprensa do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja)
Jornalistas: Carina Rufino, Lebna Landgraf e Gabriel Rezende Faria
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ www.cbsoja.com.br

Criação de sites e lojas virtuais